Relacionamento e Conflitos
Hoje, eu quero bater um papo com você sobre lidar com conflitos da maneira bíblica. Será que você está lidando com conflitos da maneira bíblica? Há muitas maneiras de lidar com conflitos e biblicamente um dos textos que eu gostaria que você conhecesse hoje está lá no livro de Mateus, capítulo 18. Eu irei ler o verso 15. O texto é desafiador, presta atenção:
“Se um irmão pecar contra você, fale com ele em particular e chame a atenção. Se ele o ouvir, você terá recuperado o seu irmão.”
O texto continua com outras orientações e outras instâncias para lidar, mas eu quero hoje falar o seguinte a você: grande parte dos nossos conflitos não são resolvidos porque nós não fazemos o que deve ser feito. O que a Bíblia diz para fazermos? Quando temos um conflito, em vez de ir até a pessoa, nós vamos a outras pessoas. Nós falamos mal daquele que nos entristeceu, fazemos fofocas, incluímos para o nosso problema outras pessoas que nem precisariam saber. Por vezes, por um coração vingativo, nós promovemos uma espécie de boicote àquela pessoa com quem estamos em conflito.
O Primeiro Passo
Biblicamente, quando alguém erra comigo, com você, nós devemos ir até aquela pessoa. E você prestou atenção no texto: vá em particular. Então, não é para você ir contar para um líder da igreja, para um amigo, para o síndico do prédio, para o teu professor, para o teu pastor. É para você ir até a pessoa e, em particular, conversar com ela. Esse é o primeiro passo.
Chame a Atenção
Posteriormente, segundo a lei, é o seguinte: chame a atenção da pessoa para o erro. Converse com ela sobre o que de fato aconteceu. Não é chegar lá para xingá-la, falar mal dela. Eu me lembro de um caso em que alguém foi resolver um problema e ele chegou lá tão bravo que deu um soco na pessoa. E depois que a pessoa levou um soco, quando ela levou, meio atordoada, ela perguntou: – o que eu fiz?. E o outro disse: “isso não importa, eu já resolvi o problema”. Ora, na verdade, nenhum problema foi resolvido, na verdade, foi criado um segundo problema.
O Segundo Passo
O segundo passo é ir conversar e dizer: “aconteceu tal coisa e isso me feriu, ou não foi certo o que você disse, não foi correto, enfim”. Vá e converse. E o texto diz ainda: “se ele ouvir, terá recuperado o teu irmão”. Qual é o grande objetivo de ir até a pessoa e tentar resolver o problema? É recuperar o relacionamento. Não é vingança, não é afronta, não é fazer o outro se humilhar ou sofrer. É reconciliação. Se você está com conflitos em relacionamento, siga o conselho bíblico: vá direto, não fale sobre isso com ninguém, vá direto, converse sobre o problema, e se tudo der certo, você recuperou, você ganhou, você se reconciliou com aquela pessoa. Acima de tudo, faça do jeito de Deus, é sempre melhor.