A Importância da Comunicação Amorosa

A Palavra de Deus

Você sabe qual a importância da comunicação amorosa?

Primeiramente, leio para nós Efésios 4:29:

“Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem.”

A Necessidade de Ser Bem Tratado

Deixa eu te fazer uma pergunta: você gosta de ser maltratado? Eu tenho certeza que você vai responder não. Ninguém gosta de ser maltratado. Se tem uma coisa que nos chateia demais é quando alguém nos trata mal, quando alguém é grosseiro, quando alguém usa palavras de baixo calão, quando alguém aponta o dedo para gente, quando alguém é violento nos gestos e palavras. Todos nós gostamos de ser bem tratados.

Mas na verdade, quando estamos nervosos, às vezes nós tratamos as pessoas muito mal, e quando elas estão nervosas, elas também nos tratam mal. Como quebrar esse ciclo insano de tratamento? A única forma é fazermos uma decisão séria na vida, a decisão de que trataremos todo o mundo de forma amorosa.

A Importância da Comunicação Amorosa

O Tratamento Amoroso

O que é tratar as pessoas de forma amorosa? É dar três beijinhos? É falar manso? O que é isso? Tratar as pessoas de forma amorosa é tratar com respeito, com dignidade. Isso é um tratamento amoroso. E a gente vê na palavra de Deus, no verso lido, que esse tratamento amoroso tem pelo menos três grandes objetivos.

1. O Objetivo do Respeito

O verso diz: “Evitem o linguajar sujo e insultante.” Então, quando nós tratamos os outros amorosamente, nós não usamos palavras de baixo calão, palavrões, palavras de duplo sentido, palavras acusativas e grosseiras.

2. O Objetivo da Utilidade

O verso diz que as suas palavras devem ser boas e úteis. Ou seja, eu vou falar aquilo que constrói, aquilo que é bom. Eu vou usar um vocabulário digno, vou usar um tratamento abençoador.

3. O Objetivo do Ânimo

O último objetivo do verso é dar palavras ou mesmo usar um tratamento que sirva para levar ânimo às pessoas. O verso diz: “A fim de dar ânimo àqueles que ouvem.” Se uma pessoa vai conversar comigo e vai sair dessa conversa desanimada, quebrada, querendo sei lá desistir de alguma coisa, tá errada. Porque as pessoas precisam sair das nossas conversas edificadas, restauradas, animadas. Então, para que os nossos relacionamentos sejam saudáveis, a gente precisa se comunicar de forma amorosa, com respeito, usando um tratamento digno e promovendo o ânimo àqueles com quem a gente conversa.

Conclusão

Por fim, eu desejo, em nome de Jesus, que o meu tratamento contigo e o seu comigo sejam sempre amorosos. Nunca deixe de lado a importância de uma comunicação amorosa.

Um abraço. Deus te abençoe.

Você quer assistir essa série toda? Então clique aqui.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.