Escolher a primeira prova de corrida pode ser emocionante, mas também pode ser um desafio para os corredores iniciantes. Ao selecionar uma prova, leve em consideração sua experiência e condicionamento físico atual, bem como seus objetivos pessoais. Para iniciantes, é recomendável começar com uma corrida de distância mais curta, para se familiarizar com o ambiente de corrida e construir confiança. Além disso, considere o terreno e as condições da corrida ao escolher sua primeira prova. Opte por uma corrida que seja realizada em terreno familiar e em condições climáticas confortáveis para maximizar sua experiência e minimizar o estresse. Lembre-se de que o mais importante é se divertir e aproveitar a experiência de participar de sua primeira prova de corrida.
Dicas de ultramaratona para iniciantes
(Publicado em: https://kamelturismo.com.br/ultramaratona-para-iniciantes/)
1) Uma base de corridas é fundamental
Antes de você sair correndo 50 km ou mais por aí, é bom saber que ter uma base e uma experiência na corrida ajuda muito. Se você já tiver feito pelo menos uma maratona, por exemplo, vai ter uma ideia melhor de como serão os treinos, a preparação e como o seu corpo responde a corridas de longas distâncias.
Leia também: Tênis ideal para ultramaratona
2) Prepare-se para treinos bem longos
Se você vai fazer uma prova de 50 km os treinos não serão tão diferentes quanto os da maratona, contudo temos que lembrar em nossas dicas de ultramaratonistas iniciantes é que os treinos serão bem mais longos do que se estivesse treinando para uma corrida menor.
Em geral, o volume de treinamento para uma ultramaratona será significativamente maior que o das distâncias mais tradicionais. Em média, você pode esperar mais de 100 km por semana dependendo da distância da sua prova-alvo.
Isso significa que você deve organizar sua vida para ter tempo suficiente para treinar. Por exemplo, um treino no fim de semana pode chegar a durar até mais de 5 horas. E durante a semana até 2 horas. Portanto, uma dica de ultramaratona para iniciantes é preparar seu dia-a-dia antes de começar os treinos.
Durante o treinamento para uma ultramaratona para iniciantes ou não, cerca de 80% do seu volume de treino estará naquela zona de frequência cardíaca mais baixa que ajuda a ensinar seu corpo a se tornar mais eficiente, e com um esforço menor também reduz o risco de lesões.
3) Analise o mapa da prova e o perfil de elevação
Grande parte das ultramaratonas acontece em montanhas e em terrenos de terra, bem diferentes do asfalto que os maratonistas estão acostumados. Por isso, uma dica de ultramaratona para iniciantes é analisar bem o mapa para não ser pego de surpresa em uma subida muito íngreme, por exemplo.
Além disso, treinar no percurso semelhante ao da prova faz bastante diferença. Treinar no mesmo tipo de terreno é tão importante quanto treinar a quilometragem.
Com a análise do mapa você também pode se organizar quanto à hidratação e nutrição durante a prova. Se houver um ponto de reabastecimento da sua mochila, pode se programar melhor também.
4) Não deixe de lado o treino de força
Os treinos de corrida serão longos e vão demandar bastante tempo do seu dia, mas isso não pode ser desculpa para deixar de lado os treinos de força. Como dica de ultramaratona para iniciantes é ideal que você invista na musculação ou nos treinos de força.
Imagine que no meio da prova surge uma ladeira que é impossível subir correndo, pois existem vários desníveis altos, como se fossem degraus. Você vai voltar ou continuar? É claro que vai continuar, não é mesmo?
É nessa hora que você vai agradecer a si mesmo por ter feito tantos afundos, agachamentos e exercícios de core.
Leia também: O que comer durante uma ultramaratona
5) Procure ajuda de um profissional
Você até pode correr 5 km, 10 km, 15 km por conta própria sem um acompanhamento individual de um profissional. Porém, quando o assunto é ultramaratona é fundamental que procure um acompanhamento mais individualizado. Para ajudar a montar os treinos semanais.
No vídeo abaixo Enzo Amato dá algumas dicas de ultramaratona para iniciantes, como ele se preparou para sua primeira e algumas orientações ele dá para seus alunos:
6) Ultramaratona também é treino da mente
Quando você decide correr distâncias maiores como as ultramaratonas é importante estar ciente que a cabeça importa tanto quanto o preparo físico. Não adianta o seu corpo estar forte e bem preparado se a sua mente não estiver.
É para isso também que os treinos longos ajudam. Porém, se você quiser fazer ainda mais pela sua preparação, inclua em sua rotina a meditação também. A força interior vai ajudá-lo sem dúvida na sua primeira ultramaratona e em todas as outras.
7) O cenário da prova ajuda muito
Imagina correr dentro de uma floresta ou parque natural? Ver um lago deslumbrante logo depois de uma subida extenuante? São em momentos como esses que nos lembramos que aqueles momentos difíceis de treinos valeram à pena.
Inclua nessa experiência o sonho de conhecer um novo país. Seria incrível, não é mesmo? Para ajudar você a realizar esses dois sonhos, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de corredores como você. Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida em várias ultramaratonas pelo mundo, como: