Já fiz mais de cento e cinquenta milhas neles, além de uma ultra corrida de 50 km, então é hora de uma revisão do adidas Terrex Speed Ultra, meu tênis favorito para ultramaratona. Descreverei para quem servem, para que servem, como são construídos e como são executados. Se você tiver alguma dúvida após a leitura, pergunte nos comentários.
A análise abaixo foi extraída de https://gearselected.com/adidas-terrex-speed-ultra-review/
Para quem é isso?
O adidas Terrex Speed Ultra analisado aqui é para pessoas que precisam de um tênis de corrida leve que ainda tenha excelente amortecimento e aderência suficiente para torná-los mais úteis do que um par de tênis de estrada em uma longa corrida em trilha. Não é para quem procura um sapato de lama. Se você está procurando um calçado que aguente trechos de estrada em uma corrida longa, bem como um pouco de sujeira em trilhas mais secas, ele é um candidato.
Como é feito?
O Terrex Speed Ultra tem uma parte superior leve e respirável em cima de uma mistura de entressola Lightstrike e Boost.
Solas
Começando pela sola, é de borracha Continental com algumas saliências rasas, projetada para trilhas secas, terra macia e lama muito rasa.
As saliências cobrem toda a superfície, exceto um recorte do sistema de torção no meio.
A entressola adidas Terrex Speed Ultra tem espuma elástica no calcanhar e uma camada de EVA Lightstrike na parte superior. No antepé, é Lightstrike para toda a pilha. É o oposto do que acontece na rasteirinha Takumi Sen, onde o antepé tem uma mistura de boost e EVA e o calcanhar tem apenas EVA.
Meu único palpite sobre por que o design do Speed Ultra foi assim foi a estabilidade sob o antepé em terrenos técnicos.
Há o menor formato de rocker na sola, onde não há uma seção realmente plana, mas eu não poderia ir tão longe a ponto de dizer que é um rocker e não parece de forma alguma assim durante a corrida.
Salto
O salto é estreito, mas tem contraforte zero. Se você pousar pesadamente sobre os calcanhares nas curvaturas, isso não vai ajudá-lo e espera que você caia direto sobre eles para obter melhores resultados na corrida estilo calcanhar.
Há uma pequena quantidade de acolchoamento inchado ao redor do tornozelo, quase rente ao pé. Na verdade, é bastante complicado colocar o pé sem afrouxar os cadarços todas as vezes, mas uma vez colocado, fica em ótimo formato.
A parte superior é muito fina e respirável, mas de alguma forma os painéis de reforço impedem que ela se mova, por isso mantém muito bem a sua forma.
O antepé tem uma proteção de borracha fina para dar aos dedos uma chance de respingos e evitar que a parte superior se mova muito nas descidas.
No interior, há uma forma muito pequena no arco. Observe que não gosto de arcos modelados – o Hoka Speedgoat é o máximo que aguento, então o formato adidas Terrex é plano o suficiente para mim.
A língua é bastante fina, com um acolchoamento simbólico acima do arco, mas bastante rígida e inclui um forro de meia que ajuda a manter os detritos afastados e mantém o pé no lugar certo em terrenos mais difíceis.
Tamanho, peso e queda do calcanhar
Na maioria dos tênis, eu uso um tamanho 11UK ou 11,5UK, mas costumo subir meio tamanho na adidas e optei por um 12UK para o adidas Terrex Speed Ultra porque eles saem um pouquinho pequenos. Semelhante a Takumi Sen ou Adios, se você já experimentou.
O “240” estampado na lateral do calçado refere-se ao peso do tamanho 8. No meu tamanho 12UK, saiu com 305g, o que é bastante leve para um calçado de trilha com tanta almofada.
A queda do calcanhar adidas Terrex Speed Ultra é de 8 mm. Portanto, é indulgente nas subidas mais íngremes, mas prefere uma cadência mais rápida na descida.
Em fuga
As primeiras impressões foram de que é um sapato confortável. Tenho pés estreitos e há muito espaço para mexer os dedos, mas pessoas com pés mais largos podem ter que aumentar o tamanho devido ao forro da meia no meio do pé.
Ter um impulso no salto de um sapato de trilha inicialmente parecia estranho ao andar pela casa. É uma espuma bastante elástica e a maioria dos meus outros tênis de trilha são mais firmes.
Saindo pela porta, tenho alguns minutos de estrada antes de chegar às trilhas. Imediatamente notei quanta aderência existe no asfalto, seco ou molhado. A sola Continental permanece totalmente plantada nas estradas. Tanto é que já usei por opção algumas vezes quando tenho que fazer corridas na estrada na chuva.
Alcançar as trilhas e o objetivo do Speed Ultra ficou claro – esse calçado quer ir rápido. Lightstrike pode parecer firme em estradas, mas em trilhas, para um estilo de antepé, ele realmente queria acelerar o ritmo, respondendo bem a uma alta rotatividade. Aterrissar nos calcanhares foi menos emocionante, com a espuma de reforço absorvendo alegremente algumas das batidas e parecendo mais apropriada à parte “Ultra” do nome, parecendo que você poderia caminhar com dificuldade com uma aterrissagem mais relaxada. Certamente, quando você se cansa no final de uma corrida mais longa e mistura mais calcanhar com qualquer aterrissagem no meio do pé ou antepé, talvez em descidas, isso funciona. Parece leve também.
Desempenho em terrenos difíceis
Em terrenos muito difíceis, como sulcos, pedras grandes ou curvas, a altura da pilha lembra que não é um calçado super estável. Não há placa rochosa e é estreitada sob o meio do pé. Portanto, houve alguns momentos em que parecia que estava prestes a torcer o tornozelo, embora parte da culpa possa ser o quão rápido eu queria correr com o tênis o tempo todo nas descidas. É importante ressaltar que a parte superior segurou-me bem o suficiente para manter o tornozelo sob controle, dando-me tempo para absorver quaisquer contratempos no tornozelo com as pernas. Em terreno normal, eles eram bastante estáveis.
Em termos de intrusão, nunca notei a falta de placa rochosa. A pilha é alta o suficiente para evitar que as pedras cheguem ao pé. A sensação do solo é reduzida como seria de esperar de um calçado voltado para ultra distância.
Durabilidade em Trilhas Desafiadoras:
Já fiz várias trilhas de 2,5 horas, uma das quais foi a primeira saída. Depois de experimentá-los em casa, tive certeza de que durariam toda a distância com meus pés intactos e estava certo. Sem bolhas. Sem pontos quentes. Foi uma corrida muito íngreme em alguns lugares, exigindo também alguma caminhada. Muito poucas seções planas para falar, então um teste difícil para uma primeira corrida.
Embora parecessem um sapato rápido, fiquei muito feliz em usá-los em corridas mais lentas também.
Eu tentei a maioria das superfícies. No giz molhado eles seguraram muito bem, com apenas alguns pequenos escorregões – um teste difícil que sempre me assusta na maioria dos sapatos. Na lama profunda, eles eram inúteis como seria de esperar, já que não foi para isso que foram projetados.
Na lama rasa eles são ótimos, proporcionando curvas confiantes e mudanças de direção em torno de raízes e pedras.
Em relva molhada ou seca, plana ou íngreme, aderem perfeitamente.
Como seria de esperar, eles se destacam em terrenos duros, trilhas de terra, giz seco e cascalho.
Meu objetivo
Comprei estes adidas Terrex Speed Ultra com a ideia de usá-los em uma corrida de 50 milhas em colinas. Pelo que aprendi até agora, acho que eles conseguirão. Já fiz algo semelhante em sapatilhas de corrida antes e estas têm muito mais amortecimento do que aquelas. No entanto, eles não são como a maioria dos tênis ultra super amortecidos, então, se você está acostumado com eles, poderá considerá-los um calçado excelente para corridas mais curtas e rápidas, como meia trilha.
Eu os usei para uma batida rápida de 16 quilômetros de Weymouth a Lulworth Cover ao longo da trilha costeira do sudoeste, incluindo 2.000 pés de elevação. Foi hilário o tempo todo e lidou perfeitamente com tudo o que foi lançado. Eu precisava apertar os cadarços com mais força nas descidas íngremes porque estava segurando com força e confiança naquele terreno.
Usei-os no Winter Cross 50K Ultra, que era uma mistura de lama, lama profunda, rios de lama, grama lamacenta, estrada e estrada. A dificuldade do terreno fez com que eu ficasse ali seis horas.
Nenhum sinal de bolhas ou pontos quentes, confortável o tempo todo e também, embora meus pés estivessem frequentemente debaixo d’água ou lama, apenas um pouco de areia entrou, mas não precisei parar para removê-lo depois que ele se mudou para o frente e desapareceu da sensação.
Embora faltasse aderência em algumas seções mais planas, necessitando de uma abordagem suave, qualquer lugar que fosse um pouco mais íngreme estava bom. Havia trechos de estrada bastante longos, além de muita lama em cima de giz duro, e eu não me sentiria confortável com sapatos com saliências enormes.